Dossiê #19 Artesanias Digtiais

(Vol VI | Nº 2 | Ago 2022)

Artesania. subst. femin. Obra de artesão; artesanato. Aquilo que diz respeito às técnicas artesanais.

Diante da disseminação das tecnologias digitais, artistas de diversas matrizes passaram a experimentar formas e processos criativos, criando taxionomias como artes digitais, webart, net art etc. e explorando campos como realidade aumentada, realidade virtual e expandindo conceitos como tempo, presença e espaço.

Artistas de diversas localidades, linguagens e contextos depararam-se, repentinamente, com a necessidade por se adaptar às demandas por atualizar suas práticas, criando lives, podcasts, transmissões em vídeo de espetáculos, peças virtuais ou online, e filmes-performance, entre outros formatos de produção.

Nessa necessidade por criar com (e através de) telas, câmeras, softwares e microfones, como os artistas da cena lidaram (e ainda vêm lidando) com a demanda constante para ‘adaptar-se’ ao mundo tecnológico digital? E como, nesse processo, vêm encontrando formas de inventar sensações e estéticas que desvelam virtualidades e modos de convocar a presença?

Diante desse cenário, o dossiê #19 Artesanias Digitais traz ensaios, podcasts, lives e videocasts que refletem sobre como artistas, coletivos e os públicos de Artes da Cena vem experimentando e se adaptando nesse processo.

Sumário

Podcast #47 – Virtual e Presencial – Recriações e Atravessamentos na Cena
Com Déa Ferraz (PE), Gabriel Cândido (SP), Edjalma Freitas (PE)e Pedro Toscano (PE)

Podcast #50 – 4Parede no MIRADA 2022 – Curadoria e Ações Formativas
Com Danilo Miranda (SP), Emerson Pirola (SP), Adriele Duran (SP), Giovana Soar (PR), Eliana Monteiro (SP) e Gonçalo Amorim (Portugal)

Podcast #51 – 4Parede no MIRADA 2022 – Da Autoficção como Intimidade e Monumento
Com Malicho Vaca Valenzuela (Chile), Marcelo Várzea (Brasil), Marina Otero (Argentina) e Sergio Blanco (Uruguai)

Podcast #52 4Parede no MIRADA 2022 – 03 Espaços, Intercâmbios e a Destruição da Memória
Com Diogo Spinelli (Brasil), Lázaro Gabino Rodríguez (México), Felipe Hirsch (Brasil), João Turchi (Brasil) e Micheli Santini (Brasil)

Ensaio – Encantografando gestos relacionais entre telas
Por Aline Bernardi (RJ) e Flávia Dalla (RJ)

Ensaio – Mapa para ilhas desconhecidas – Ensaio sobre micropoéticas relacionais em tempos de tecnovívio
Por Raphael Bernardo (PE)

Ensaio – As imagens de Nós
Por Luiza Goulart (RJ)

Ensaio – Bombardeio do invisível – A atriz como atleta do olhar
Por Larissa Pinheiro (PE)

Podcast #53 – Festivais – Produções Virtuais e Curadorias Híbridas
Com Fábio Pascoal (PE), Felipe Assis (BA), Ellen Melo (BA) e Gabi Gonçalves (SP)

Podcast #54 – Arte, Educação e Tecnologias Digitais
Com Ailton Brisa (PE), Rapha Santacruz (PE) e Soraya Portela (PI)


 

Imagem de capa retangular com predominância de cor vermelha. No lado esquerdo, o letreiro 'Dossiê Atos de Retomada' na cor branca. Ao centro, imagens de poltronas de teatro marcadas com a letra X, como se fosse proibido sentar nelas. Acima, algumas imagens do vírus da COVID19 caindo como se fosse chuva. No lado direito, marcas de realização e incentivo. A realização é do Quarta Parede e o incentivo, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura.

Dossiê #18 Atos de Retomada

(Vol VI | Nº 1 | Mar 2022)

Retomada: subst. femin.: tomar de volta, estando novamente na posse de algo; dar seguimento ao que foi interrompido; tomar de volta através de ocupação. 

As apresentações artísticas estão retomando suas atividades. Os teatros e espaços culturais reabriram suas portas. As telas ficaram saturadas, e ainda assim persistem. As ruas estão sendo habitadas cada vez mais intensamente. Artistas estão reinventando seus afazeres e seus modos de se sustentar financeiramente. Ainda assim, outras variantes criam um cenário em que tudo parece incerto.

No processo de reabertura, ainda estamos nos adaptando aos protocolos de convivência sem saber como lidar com outros corpos, outros espaços. Abraços efusivos de reencontro são interrompidos. As máscaras se tornaram outro modo de ver os rostos. Os protocolos de segurança ainda atravessam afazeres diários. 

Como os artistas da cena vêm realizando (ou não) esse processo? Como vêm sendo os reencontros entre os corpos com a rua e os teatros físicos? Será possível que as produções artísticas vêm encontrando formas de incorporar os espaços virtuais nas apresentações presenciais? Quais as perspectivas de sustentabilidade financeira e de políticas públicas nesse processo? Que estéticas e questões emergem nas cenas atualmente? E, principalmente, retomada para quais pessoas?

Diante desse cenário, o dossiê #18 Atos de Retomada traz ensaios, podcasts, lives e videocasts que refletem sobre como artistas, coletivos e os públicos de Artes da Cena vem enfrentando esse processo de retomada após o isolamento social.

Sumário

Entrevista em Live | Soy loco por ti Juquery
Por Elilson | Com Victor Fisch (SP) e Mateus Viana (SP)

Podcast | Retomada das Ruas, Espaços Urbanos e Seus Movimentos
Por Adson Alves e Liana Gesteira | Com Brunna Martins (PE), Mônica Lira (PE), Sophia William (PE), Nilo Pedrosa (PE), Juan Saucedo (PE), Daniel Sarmento (PE) e Priscilla Figueroa (PE)

Ensaio | As teias abertas da América Latina – Telas, Territórios e Encruzilhadas
Por Diogo Spinelli (RN)

Podcast | Teatro do Parque – Reformas e Retomadas
Por João Guilherme de Paula e Márcio Andrade | Com Márcia Luz (PE), Marcelino Dias (PE), Willams Sant’anna (PE) e Ana Nogueira (PE)

Ensaio | Buscando fôlego: O teatro de grupo da Baixada Fluminense em meio à pandemia
Por Leandro Fazolla (RJ)

Ensaio | Ecoando micro revoluções para reencontrar o encontro
Por Maria Clara Camarotti (PE)

Podcast | Ocupações e Cenas Indígenas – Gestos de Retomada
Por João Guilherme de Paula e Liana Gesteira | Com Juma Pariri, Abiniel João Nascimento, Elis Costa, Iris Campos e Iara Campos

Videocast | A retomada não para
Por Arthur Carvalho, João Guilherme de Paula e Márcio Andrade | Com Rapha Santacruz


 

Dossiê #17 Corpas Possíveis, Corpos Sensíveis

(Vol V | Nº 4 | Mar 2021)

Eficácia e êxito são palavras que delineiam, dentro do capitalismo cognitivo, modelos distorcidos para o que podem (ou devem) ser e fazer os corpos. Criando imagens repetitivas e desejáveis, a lógica produtivista enclausura as corporeidades em regras e padrões específicos. No fluxo de reduzir custos, tempos e aumentar os produtos e resultados, os corpos não podem se abrir à possibilidade do desvio, da vulnerabilidade, do tempo dilatado, ou da expressão artística.

O que é um corpo?
Como se espera que um corpo seja na arte?
Quais corpos e corpas podem fruir experiências artísticas?

O dossiê “Corpas Possíveis, Corpos Sensíveis” reúne um conjunto de ações que visam difundir processos de criação de artistas que fissuram a lógica da normatividade com suas corporeidades e poéticas. Os ensaios, lives e podcast deste dossiê provocam os sentidos a acessar múltiplas poéticas e a refletir sobre como possibilitar a participação das pessoas nos meios de criação e fruição das artes.

Sumário

Ensaio | Corpo, aprendizagem e acessibilidade no ensino do teatro
Por Por Patrícia Ragazzon (UFBA) e Célida Salume (UFBA)

Live | O perigo de uma única história para o corpo
Com João Paulo Lima (CE) e Márcio Andrade (PE)

Ensaio | Corporalidades diversas em cena – Transgressões no olhar sobre a deficiência
Por Marcia Berselli (UFRGS) e Marta Isaacsson (UFRGS)

Live | Corpas que Transbordam
Com Maria Clara Camarotti (PE) e Adson Alves (PE)

Ensaio | Não é uma dança que faz um corpo, mas um corpo que faz uma dança
Por John Lopes (PE)

Live | Criar encontros, Criar gestos
Com Natália Rocha (BA) e Lorenna Rocha (PE)

Ensaio | Quem cabe no seu todo?
Por Amanda Pegado (UFPE)

Live | Vocês Bipedes me Cansam!
Com Edu O (BA) e Liana Gesteira (PE)

Ensaio | Mover (n)o Mundo – Disability Studies e corpos políticos em movimento
Por Sheila Bezerra (UFPE)

Ensaio | Vocês, bípedes, me cansam!
Por Edu O (UFBA)

Podcast | Corpas, Possíveis, Corpos Sensíveis
Com Andreza Nóbrega, Elton Panamby, Maria Clara Camarotti e Roberto Cabral


 

Créditos PANTANAL Foto: Lalo de Almeida/Folhapress GREVE ENTREGADORES Foto: Pedro Stropasolas MÉDICOS Foto: Werther Santana VIOLÊNCIA POLICIAL Foto: Márcia Foletto BLACK LIVES MATTER Foto: Daniel Leal-Olivas/ AFP PESSOAS NO BANCO Foto: Cléber Júnior PESSOAS USANDO MÁSCARA Fotos: Bruna Costa / Esp. DP FOTO FOME Foto: Leonardo de França

Dossiê #16 Urgências do Agora

(Vol V | Nº 3 | Out 2020)

Perto do fim de 2020, fazemos um retrospecto. Pegos de surpresa por uma realidade sem precedentes, repensamos nossas existências e relações, nossas subjetividades e coletividades. Tudo que planejamos teve de ser reinventado. Não temos parâmetros para tatear o futuro. Cultivar o agora se apresenta como urgência.

Diante da explosão de velocidades, de tempos e espaços atravessados por telas e do excesso de sons e imagens, somos confrontados com a necessidade de ‘silêncio’. Ao mesmo tempo, somos mobilizados a escutar e reverberar falas e gritos silenciados há séculos por uma sociedade colonial, racista, misógina, LGBTfóbica…

Somos provocados na busca de um tempo mais lento, mas ainda necessitamos ser produtivos. Criamos outras formas de encontro e produtos de consumo, enquanto acompanhamos a mercantilização da pandemia e da vida privada. Estamos vivendo um processo de reabertura para os contatos, mas ainda vivemos alertas diante dos riscos do encontro presencial.  O que todos esses afetos, confusões e atravessamentos estão criando em nós?

Nesse dossiê,  podcasts, videocasts, ensaios, críticas e entrevistas propõem reflexões que nos atravessam nesse contexto, lançando várias questões ainda não respondidas. E convidamos todes a refletir juntes. Qual a sua urgência do agora?

 

Sumário

Ensaio | Poesia Fugitiva
Por Yhuri Cruz (RJ)

Entrevista | Terra alheia, pisa no chão devagar
Com Kayo na Real (PE)

Ensaio | É proibido entrar sem máscara
Por Everton Lampe (SC)

Entrevista | O impossível como matéria de pensamento e ação
Com Eleonora Fabião (RJ)

Ensaio | ‘Tem um ruído no tempo’ – A arte em tempos de pandemia
Por Isaura Tupiniquim (PB)

Entrevista | Dos Jogos e Laços entre Corpos e Máscaras
Com Érico José (DF)

Podcast | Falas, Gritos e Territorialidades
Com André Chaves e Elias Mouret (PE)

Ensaio | No universo das lives – O público e o privado em tempos de pandemia
Por Cyro Morais (PE/SP)

Ensaio | Entre eu y vc – Ensaio de voo sob o abismo que nós somos
Por Agrippina Manhattan (SP)

Entrevista | vida e arte como agentes políticos e históricos em cumplicidade
Com Crack Rodriguez (El Salvador)

Entrevista | La vida y el arte como agentes politicos e historicos en complicidad
Com Crack Rodriguez (El Salvador)

Entrevista | Despertar-nos às florestas que dormem embaixo das ruas
Com Uýra Sodoma (AM)

Ensaio | Fala porca, cansaço em dia
Por Elke Falconiere (PE)

Podcast | Máscaras
Com Sebastião Simão Filho e Marília Azevedo (PE)

Podcast | Público vs Privado
Com Déa Ferraz e Rita Marize (PE)

Videocast | Urgências do Agora
Com Marconi Bispo, Naná Sodré, Ozzi Cândido e Rildo de Deus(PE)

 


 

Dossiê #15 Deslocamentos

(Vol V | Nº 2 | Mai 2020)

Entrar em contato com a arte, muitas vezes, nos faz sair do lugar. Esses deslocamentos podem ser físicos ou simbólicos, mas, certamente, põem em ebulição sensações sedimentadas pelos rituais e trânsitos cotidianos.

Em 2020, o contexto de isolamento freou os deslocamentos usuais nas vias urbanas e potencializou nossa relação com os espaços privados e virtuais. Quais as possibilidades de trânsito que as artes da cena encontram na conexão (e invenção) com esses espaços?

Nesse novo dossiê, ensaios, playlists, entrevistas, podcasts, lives e videocasts buscam refletir as tensões e potências que emergem diante dessas [im]possibilidades de nos deslocar.

Sumário

Entrevista | Figuras Traçadas nas Ruas
Com Flávia Naves (RJ)

Ensaio | O teatro de rua transforma a relação com a cidade?
Por Alexandre Araújo (SP)

Podcast |  Deslocamentos
Com Renna Costa (PE) e Raquel Franco (PE)

Entrevista | Caminhos Invisíveis, Barulhos Inaudíveis
Com Lenerson Polonini (SP)

Videocast |  Deslocamentos
Com Darlan Galvão (PE), Durval Cristóvão (PE), Elis Costa (PE) e Luiz Felipe Botelho (PE)


Dossiê #14 Confrontos

(Vol V | Nº 1 | Jan 2020)

Qual civilização sobreviveu impune aos conflitos gerados pela nossa existência? Nossa formação faz-se marcada por confrontos entre humano e divino, entre individual e coletivo, entre desejo e repressão.

Toda luta em prol do bem comum nasce regada pelo sangue daqueles que se lançam no anseio de mudar as condições de ser e estar no mundo. E nenhuma ação parece surge sem reação (ou punição?). A história se repete. A história se repete?

Quais lugares a arte ocupa nesse desejo? O Dossiê Confrontos provoca artistas e público a discutirem como a cena pode expandir nossas formas de sobrevivência, catalisando revoluções em meio a um cotidiano saturado de entraves sociais.

Sumário

Ensaio | Traveco-Terrorismo
Por Tertuliana Lustosa (RJ)

Entrevista | Paredes riscadas podem falar?
Por Johnny Cavalcanti (PE)

Ensaio |  Fragmentos sobre imagens de guerra e dor
Com Helio Tafner (GO)

Entrevista | Performar (n)as urgências da cidade
Por Ronald Duarte (RJ)

Podcast | Confrontos
Com MC Skull (Batalha de Escadaria/PE), Marcela Aragão e Marcela Felipe (Coletivo Rua das Vadias/PE), Duda Freyre (CineDança), Roberta Ramos (UFPE), Lisandro Rodriguez (Elefante Club de Teatro/ARG), Paula de Renor (RESIDE.FIT/PE), Leonardo Alves (PE) e Marília Souto (PE)

Ensaio | Cultura Negra é Escola, não Crime
Por Kalor Pacheco (PE)

Ensaio | Utopias Incendiárias de Esperanças
Com Ângelo Fábio (PE)

Videocast | Jogo de Fora, Jogo de Dentro
Com Centro de Capoeira São Salomão (PE)


Dossiê #13 Negritudes

(Vol IV | Nº 3 | Nov 2018)

Como o empoderamento negro nas artes da cena pode alimentar processos de descoberta e apropriação dessa identidade e criar rusgas em imaginários colonialistas ainda presentes na contemporaneidade? Na história das artes da cena no Brasil, diversos artistas, grupos e coletivos surgem empenhados em levantar várias questões em torno do que significa ‘ser negro’.

Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, nosso dossiê Negritudes traz ensaios, entrevistas, podcasts e videocasts que nos ajudam a refletir como a diversidade dessas expressões artísticas colaboram para o enfrentamento e resistência a preconceitos étnico-raciais (e também religiosos) que envolvem essas manifestações.


Sumário

Crítica | Vamos falar de pretura
Por Lorenna Rocha (UFPE)

Ensaio | Poses Imundas – A dança e o portrait fotográfico das bixas-pretas do funk carioca
Por Rodolfo Viana (UFF)

Podcast | Negritudes
Com Ângelo Fábio (Pós-Traumático) e Victor Lima (CARNE – Coletivo de Arte Negra)

Ensaio | Teatro Negro – Um Discurso a Muitas Vozes
Por Evani Tavares Lima (UFSB)

Podcast | Festivais de Cena Negra
Com Ariana Nuala (Palco Preto), Orun Santana (Semana Afro Daruê Malungo) e Samuel Santos (Luz Negra)

Ensaio | Por uma Revolução dos Afetos – Ecos e Reflexos do Grupo Batuk-Ajé
Por André Vitor Brandão (UNEB)

Entrevista | Identidades Fluidas, Territórios Flutuantes
Com Calixto Neto (PE)

Ensaio | De Branco para Pretx(s)
Por Bruno Siqueira (UFPE)

Videocast | O Poste
Com Naná Sodré e Samuel Santos


Dossiê #12 Feminilidades

(Vol IV | Nº 2 | Out 2018)

Como pode a arte funcionar como chave de acesso a modos de existência e de pensamento de um ‘ser ou tornar-se mulher’ como potência e ação? Na intensificação dos debates políticos, a complexidade de reações que envolvem o desejo pela igualdade de gênero tem atravessado discussões em diversas searas públicas e privadas.

Mulheres que trabalham com arte lutam diariamente contra o olhar patriarcal da sociedade que perpetua estruturas sociais baseadas na ideia de hierarquia entre gêneros e reproduz agressões físicas, psicológicas e simbólicas, tais como assédio, abusos, discriminação trabalhista etc.

No dossiê Feminilidades, nossos ensaios, entrevistas, podcasts e videocasts nos ajudam a pensar como o espaço das artes, ao mesmo tempo, reproduz (e interfere n)as dinâmicas de poder que os imaginários em torno de masculinidades e feminilidades carregam para além das cenas e movimentos nos palcos.


Sumário

Entrevista | Hackear os Corpos [ou Micro-Desordens para Implodir Binários]
Com Flávia Pinheiro (PE)

Podcast | Feminilidades
Com Lady Selma Albernaz (UFPE), Rebeca Gondim (Coletivo Rua das Vadias) e Mayza Dias de Toledo (Coletivo Flor do Mangue Recife)

Ensaio | Mi Madre – Dramaturgia de um Corpo Semente
Por Jhanaína Gomes (UFRN)

Ensaio | O corpo a corpo da atriz na ditadura militar
Por Cristina Siqueira (UFBA)

Entrevista | Escavando Arquétipos, Guerreiras Ancestrais
Com Luciana Lyra [Una(l)una | UERJ]

Entrevista | Romper Correntes, Criar Laços
Com Andrea Veruska e Wagner Montenegro (NEXTO | PE)

Videocast | Grupo Experimental
Com Mônica Lira e Jennyfer Caldas


Dossiê #11 Corpos [In]Visíveis

(Vol IV | Nº 1 | Set 2018)

Como as artes da cena podem colaborar para que pessoas que possuem várias dificuldades para exercer o convívio social (pessoas com deficiência, idosos, detentos e detentas, enfermos em hospitais etc.) possam se sentir incluídas e descobrir outras formas de pertencimento?

Nesse período de intensos debates políticos e eleitorais, as discussões em torno dos Direitos Humanos vêm enfrentando vários desafios na luta pelo desejo de proporcionar dignidade e direitos econômicos, sociais, culturais, ambientais e sexuais a todos os sujeitos.

No dossiê Corpos [In]Visíveis, nossos ensaios, entrevistas, podcasts e videocasts nos ajudam a pensar como a arte pode interferir nesse cenário, diversificando os modos desses sujeitos também exercitarem o direito à expressão artística e, talvez, se conscientizarem sobre outros direitos básicos da vida em sociedade.


Sumário

Ensaio | Teatro na Perspectiva de uma Educação Inclusiva                  
Por Manaíra Melo (UFPE)

Entrevista | Boal, Freire e os espect-atores da mudança
Com Cynthia Henderson (Ithaca College)

Podcast | Corpos [In]Visíveis
Com Betânia Gonçalves (Em Cena Arte e Cidadania), Emanuella de Jesus (Sesc/PE) e Sandro Sayão (UFPE)

Podcast | Especial MIRADA 2018
Com Rani Bacil Fuzetto, Silvio Luiz, Tatiana Lazarini Fonseca (Sesc | SP)

Entrevista | Jalecos brancos e narizes vermelhos para receitar esperança
Com Ronaldo Aguiar (Doutores da Alegria | SP)

Videocast | Bárbara Idade
Com Rodrigo Cunha, Marisa Nóbrega e Cláudio Laureano

Ensaio | Danço um país à beira do fascismo: Meu corpo existe e quer inaugurar seu lugar
Por Elis Costa (Cia Etc. | Recordança | PPGDH/UFPE)

Podcast | Especial Transborda 2018
Com Rita Marize e Tacio F. Russo (Sesc | PE)


Dossiê #10 Palavra, Imagem e Movimento

(Vol III | Nº 3 | Jul 2018)

Atualmente, nossa relação com as imagens nas redes sociais parece nos proporcionar um cotidiano carente de trocas presenciais, mas será que ainda é possível uma vida fora dessas imagens? No dossiê Palavra, Imagem e Movimento, tomamos como ponto de partida os diálogos do teatro e da dança com outras linguagens artísticas (música, arquitetura, literatura, cinema, artes visuais etc.) para pensar como essas trocas podem catalisar distintos modos de nos convocar à presença.

Desse modo, nosso dossiê traz ensaios, entrevistas, podcasts e videocasts que nos ajudam a pensar como a cena pode ser um lugar de encontro entre os afetos que essas formas de elaborar imagens do mundo nos proporcionam.


Sumário

Podcast | Roberta Ramos                                                                         
Com Roberta Ramos (UFPE)

Entrevista | Corpos e Fagulhas em Imagens Musicais
Com Jorge Alencar e Neto Machado (Dimenti | BA)

Ensaio | A Dança entre borras, afetos, histórias, contemporaneidades e artes
Por Ailce Moreira (UFPE)

Entrevista | Playlists para Catalisar Instantes
Com Leandro Romano (Cia. Teatro Voador Não Identificado | RJ)

Entrevista | Consertos e Cantatas para Tecidos de Palavras
Com Rodrigo Mercadante (Cia do Tijolo | SP)

Podcast | Palavra, Imagem e Movimento
Com Gentil Porto (UFPE), Fábio Caio (Mão Molenga) e Fred Nascimento (Totem)

Entrevista | Coreocolagens [Ou um Jogo de Inventar Sensações]
Com Elisabete Finger (SP)

Videocast | Helder Vasconcelos
Com Helder Vasconcelos


Dossiê #09 Queer

(Vol III | Nº 2 | Jun 2018)

Será que ainda é possível pensar a cena somente como um espaço onde se poderia ‘representar tudo e todes’? As relações entre corpo e arte sempre foram atravessadas por fricções entre gestos de opressão e liberdade, criando uma infinidade de debates em torno da censura e progresso. Atualmente, essas discussões têm se complexificado ainda mais diante das demandas por representatividade de artistas e personagens ligades a sexualidades ‘dissidentes’ da ‘norma’.

Dodi, Sophia, Renata, Guilherme, Arilson, Bruna, Jorge, Rafael. Os colaboradores desse dossiê, mais do que artistas e pesquisadores, têm seus corpos e histórias de vida atravessadas por violências, resistências e, principalmente, pelas utopias que criaram para (e em) si. Desse modo, nosso dossiê Queer traz ensaios, críticas, entrevistas, podcasts e videocasts que nos ajudam a pensar como as nossas relações com o que se compreende como ‘estruturas sociais’ e ‘sexualidades dissidentes’ atritam os diversos modos de conceber o gesto da representação.


Sumário

Ensaio | Tropicuir – Resistências Transviadas em Rede                            
Por Guilherme Altmayer (PUC-Rio)

Crítica | Corpo (hetero)(u)tópico do Jesus, Rainha do Céu         
Por Bruno Siqueira (UFPE)

Entrevista | Desculonizando as Corpas [Ou Tutorial para Dinamitar Normatividades]
Com Bruna Kury (Coletiva Vômito | SP)

Podcast | Queer
Com Jorge Kildery (Infecciosxs | PE) e Sophia William (Transborda | PE)

Entrevista | Talk Shows e Artivismo para uma Ditadura Gay
Com Rafucko (Talk Show do Rafucko)

Entrevista | Aquendando (Trans)Formações
Com Dodi Leal (De Trans para Frente e USP | SP)

Crítica | Entre rainhas, Dandaras e Genis – Notas sobre transgeneridades nas quadrilhas juninas
Por Hugo Menezes Neto (UFPE)

Videocast | Coletivo Angu
Com Marcondes Lima, Arilson Lopes e Nínive Caldas


Dossiê #08 Memória, Arquivo e História

(Vol III | Nº 1 | Mai 2018)

Como traçar paralelos entre arte e memória pode nos ajudar a pensar sobre as estéticas da construção da(s) História(s)? Num tempo em que o excesso de arquivos e memórias de si e conceitos como ‘fake news’, ‘lugar de fala’, ‘bolhas sociais’ e ‘pós-verdade’ povoam nossas timelines, debater os modos de (re)escrita da História e do nosso tempo parece ser cada vez mais necessário.

A emergência de narrativas que confrontam a História ‘oficial’, a autenticidade dos arquivos e as memórias coletivas nos fazem refletir sobre como nosso presente vem sendo escrito para as próximas gerações. No dossiê Memória, Arquivo e História, nossos ensaios, entrevistas, podcasts e videocasts nos ajudam a pensar os modos de (re)escrever memórias NO teatro e na dança, assim como as formas de conceber a história DESSAS linguagens artísticas.


Sumário

Entrevista | Tecendo Corpos Históricos e Dramaturgias da Memória
Com Flávia Meireles (UFRJ | Temas da Dança)

Podcast | Curadoria em Teatro e Dança
Com Romildo Moreira (Prefeitura do Recife) e Mônica Lira (Grupo Experimental | PE)

Entrevista | Dos Espaços Públicos aos Arquivos Íntimos
Com Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro | SP)

Entrevista | Fragmentos de um Pretérito (Im)Perfeito
Com Marcelo Soler (Cia de Teatro Documentário | SP)

Ensaio | Corpo, Testemunho e Memória
Por Letícia Damasceno (UFPE)

Videocast | Recordança
Com Liana Gesteira e Taína Veríssimo

Podcast | Memória, Arquivo e História
Com Alexandro Jesus (UFPE), Elis Costa (Recordança | PE) e Leidson Ferraz (UFPE)


Dossiê #07 Cidades e Intercâmbios

(Vol II | Nº 3 | Mar 2018)

Estar em uma cidade diferente da sua sempre traz uma atenção maior aos comportamentos, ao cotidiano, à própria condição. Quando viajamos, temos a oportunidade de entrar em contato com outros ambientes e formas de se relacionar. Em processos artísticos, a realização de residências e intercâmbios se trata de uma atividade essencial para promover trocas e diálogos com profissionais, culturas e aprendizados diferentes, mas nem sempre sabemos os caminhos das pedras para alcançar esse tipo de oportunidade.

Como são os processos burocráticos para realizar um intercâmbio? Como buscar financiamento? Quais as contribuições para a vida profissional e para a produção cultural das cidades de origem e de destino? No dossiê Cidades e Intercâmbios, nossos ensaios, entrevistas, podcasts e videocasts vão tratar um pouco das motivações, das experiências e dos desafios que envolvem a realização de intercâmbios e residências artísticas nas áreas de teatro e dança.


Sumário

Entrevista | De bailarino basco a cidadão do mundo
Com Asier Zabaleta (Cia de Dança Ertza – Espanha)

Podcast | Especial MITsp 2018
Com Daniele Ávila e Júlia Guimarães

Ensaio | É dança disfarçada de luta – Diálogos da capoeira na Europa
Por Ricardo Nascimento (Unilab)

Podcast | Cidades e Intercâmbios
Com Walmir Chagas e Kiran Gorki

Entrevista | Dos pastéis de Belém às tapiocas da Sé
Com Andrezza Alves (Companhia Circo Godot)

Podcast | Iara Sales e Tonlin Cheng
Com Iara Sales e Tonlin Cheng

Videocast | Magiluth
Com Giordano Castro e Erivaldo Oliveira

Dossiê #06 Festas e Rituais

(Vol II | Nº 2 | Fev 2018)

Em fevereiro, milhares de pessoas se reúnem para curtir as folias e as festas que acontecem do Oiapoque ao Chuí, mas temos pouco hábito de pensar as razões ancestrais dessas festividades. O dossiê Festas e Rituais visa, justamente, traçar algumas das relações do teatro e da dança com as festas e os rituais como eventos que revelam performances muito particulares e manifestações populares como frevo, jongo, cavalo-marinho, samba, ciranda, entrudos, maracatu etc..

Quais as relações entre o fantasiar-se e a teatralidade? Quais as conexões entre manifestações tradicionalmente populares e os rituais religiosos de diversas matrizes (africana, indígena, cristã etc.)? Como festas de grande porte como Carnaval ou São João perpetuam e transformam essas tradições? Qual o papel da festa e do riso como reforço de (ou ruptura com) determinados rituais?


Sumário

Ensaio | Danças visíveis e batalhas invisíveis entre os Caboclinhos de Pernambuco
Por Maria Acserald (UFPE)

Podcast | Felipe Ferreira
Com Felipe Ferreira (UERJ)

Ensaio | A performance dos rituais de iniciação na aldeia Pankararu
Por Caio Richard (USP)

Entrevista | ‘Frevendo’ memórias de festa e corpos políticos
Com Valéria Vicente (UFPB)

Podcast | Festas e Rituais
Com Anna Miranda e João Denys Araújo Leite

Entrevista | Dos rituais do riso e os motins ao prosaico
Com Roberta Ramos (Coletivo Lugar Comum | UFPE)

Videocast | Totem
Com Fred Nascimento e Lau Veríssimo

Dossiê #05 Arte e Mercado

(Vol II | Nº 1 | Jan 2018)

A sobrevivência do artista tem sido alguns dos debates mais complexos de se fazer quando falamos nos investimentos em cultura. Políticas públicas, economia criativa, fidelização de público, empreendedorismo… Questões complexas com que nem sempre temos formação (ou interesse) para lidar.

Será que as demandas pelo ‘ser empreendedor’ atrapalham o ‘ser criativo’? Como conciliar planilhas e planos de negócios aos ensaios e processos criativos? Será que os modos de organização de políticas públicas geram dependências no artista ou que a lógica do mercado censura projetos ‘menos comerciais’? Como o artista pode fidelizar seu público?

Essas são algumas das questões que atravessam as várias perspectivas em torno de um cenário que, por vezes, parece desolador e desesperançado, mas, outras, vislumbra saídas e oportunidades para pensar outros modos de criar e/ou fruir bens culturais.


Sumário

Ensaio | Artista e/ou Empreendedor?
Com Manoel Silvestre Friques (UNIRIO)

Podcast | Economia Criativa
Com Ana Paula Sá (Companhia Circo Godot) e Germana Uchôa (Espaço Garimpo)

Ensaio | Arte, Cultura e Empreendedorismo
Por Sharine Melo (Funarte-SP)

Entrevista | Sobre Bibi, Ariane e a produção teatral como missão de vida
Com Deolinda Vilhena (UFBA)

Ensaio | A mercantilização da produção artística e a liberdade de expressão
Por Vinicius Mizumoto Mega (ECA/USP)

Videocast | Compassos Cia de Dança
Com Raimundo Branco e Patrícia Costa

Entrevista | Inomináveis modos de produzir e se relacionar
Com Diogo Liberano (Teatro Inominável)

Podcast | Arte e Mercado
Com Hudson Wlamir (Cia Etc.) e Pedro Vilela (TREMA! Plataforma de Teatro)

Dossiê #04 Bits & Palcos

(Vol I | Nº 4 | Nov 2017)

Se as tecnologias ampliaram os espaços de exposição e formação de modos de ser e estar no mundo, que vão desde as propagandas selecionadas via algoritmo para nossas timelines até os reality shows nos Instagrams e Snapchats, como as artes da cena (ou da presença) vêm absorvendo esses (e se revendo nesses) espaços?

Como diretores, bailarinos, atores ou técnicos se relacionam com as narratividades possíveis que a emergência dos dispositivos técnicos demanda, seja um spot de luz, uma câmera ou projeções de realidade aumentada?

O dossiê Bits & Palcos parte dessas questões para trazer alguns atravessamentos possíveis entre os conceitos de cena e tecnologia, com ensaios, entrevistas e podcasts com artistas e pesquisadores que trazem diversos pontos de vista sobre a questão.


Sumário

Entrevista | O Ator Imaginário [e os Imaginários do Ator]
Com Christian Duurvoort

Entrevista | Andróides dançam com sapatilhas elétricas?
Com Daito Manabe (Rhizomatiks Research)

Podcast | Dando Luz à Cena
Com Natalie Revorêdo (Farol Ateliê de Luz) e Jathyles Miranda (Casa da Luz Cênica)

Ensaio | Teatro via streaming: a co-presença em ‘Como é que abre aqui?’
Por Leonardo Torres (UFRJ)

Entrevista | Do sensível como partilha
Com Estesia (Carlos Filho | Cleison Ramos | Miguel Mendes | Tomás Brandão)

Podcast | Gabriela Lírio
Com Gabriela Lírio (UFRJ)

Dossiê #03 Ocupa Tudo

(Vol I | Nº 3 | Out 2017)

Em celebração à segunda edição do Outubro ou Nada – Mostra de Teatro Alternativo do Recife, o Quarta Parede publica dossiê Ocupa Tudo, com ensaios, entrevistas, podcasts e videocasts relacionados ao tema Espaços Alternativos da Cena.

De 02 a 14 de outubro, artistas e coletivos de Recife ocuparam uma diversidade de espaços na cidade, levando 27 espetáculos produzidos em Pernambuco ao público. Com esse ponto de partida, os conteúdos do dossiê atravessam diversas questões que nos levam a pensar a cidade como espaço a ser ocupado: seja a rua, os espaços geridos pelos próprios artistas ou ainda os esquecidos pelo poder público.

Sumário

Podcast | Paula de Renor
Com Paula de Renor (Remo Produções Artísticas)

Ensaio | Os transportes coletivos como espaços performativos – Uma leitura-experimentação
Por Elilson (UFRJ)

Podcast | Espaços Alternativos da Cena
Com Samuel Santos (Espaço O Poste) e Raimundo Branco (Espaço Compassos)

Entrevista | De Ruas, Errâncias e Galpões
Com Luciano Santiago (Trupe Artemanha)

Videocast| Fiandeiros
Com André Filho e Dani Travassos

 

 Dossiê #02 Arte Para Tod_s?

(Vol I | Nº 2 | Set 2017)

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), o Quarta Parede publica o dossiê Arte para Tod_s?, trazendo ensaios, entrevistas, podcasts e videocasts relacionados ao tema. Acessibilidade e inclusão em teatro e dança farão parte das discussões em torno do #SetembroVerde, refletindo formas de criar que também considerem como espectadores os mais de 45 milhões de brasileiros que possuem, ao menos, um tipo de deficiência (quase 1/4 da população).

Pensamos bastante se o título deveria ser Arte Para Todos/Todas/Todxs ou qualquer outra configuração que pudesse dar conta dessa ausência de representatividade e inclusão em nossas práticas diárias. E, diante desse impasse, optamos por fazer ver essa lacuna linguística não somente no nome do dossiê, mas também no uso da hashtag #4ParedeParaTod_s nas descrições das imagens em nossos posts.

Sumário

Podcast | Acessibilidade em Artes
Com Andreza Nóbrega (Vouver Acessibilidade) e Michel Platini (Consultor em Acessibilidade)

Ensaio | A audiodescrição e o teatro – A palavra no entrelugar da cena
Por Jefferson Fernandes (UFRN)

Entrevista | Precisa ter imagem para ser dança?
Com Marcelo Sena (Cia Etc.)

Videocast | Coletivo Lugar Comum
Com Conrado Falbo e Liana Gesteira

Entrevista | E se uma calçada falasse?
Com Marcelo Pedrosa (Legenda Nacional)

 

Dossiê #01 Cena e Censura

(Vol I | Nº 1 | Ago 2017)

O dossiê em questão toma como ponto de partida algumas performances e espetáculos que, nos últimos meses, sofreram retaliações por exporem corpos nus, como Zoe, da coreógrafa Francini Barros, e DNA de Dan, de Maikon Kempinski (PR), para refletir sobre conceitos como colonialismo, ‘civilidades’ e corpo.

Num tempo em que o MBL consegue fechar a exposição Queermuseu, no Santander Cultural, alegando ‘imoralidade’, ‘blasfêmia’ e ‘apologia à zoofilia e pedofilia’ e em que a histeria em torno da performance La Bête, de Wagner Schwartz, vira caso de tribunal, esse dossiê configura-se como espaço de produção de pensamento que difunde e aprofunda as questões sociais, morais e éticas relacionados à nudez no âmbito das artes, fomentando o pensamento cultural para formação crítica do público.

Sumário

Ensaio | Por uma descolonização dos modos de fazer e de receber arte
Por Bruno Siqueira (UFPE)

Ensaio | Corpo: uma presença/potência que assusta
Por Matilde Wrublevski (UFRJ)

Ensaio | Hipóteses artísticas como mirantes – Censura, colonialismo e ambivalências
Por Roberta Ramos (UFPE)

Ensaio | O que o nu revela?
Por Liana Gesteira (UFBA)